arte em falta.

Todo mundo reclama que o Brasil não tem arte o suficiente. Que aqui todo mundo só gosta do que é em inglês, que ninguém valoriza o trabalho nacional, que falta no Brasil uma identidade cultural, isso é mentira. O Brasil tem sim muita gente querendo fazer a diferença, muita gente BOA querendo fazer arte. O problema é: o Brasil não tem quem valorize a arte brasileira.

O maior exemplo disso são essas pessoas que não tem o menor respeito pelo que é público e bonito. E é a elas a quem dirijo essa crítica: os pichadores. Uma coisa é você pintar um troço bonito na parede, isso se chama grafite e eu acho que é um dos melhores meios de se expressar da atualidade. Ou pelo menos um dos mais baratos: você tem uma parede, e você pinta nela algo bonito ou significativo, uma crítica social ou coisa que o valha. O problema é que sempre tem um cara que acha muita graça no vandalismo e escreve uns garranchos incompreensíveis em cima.

Acho que não tem nada que me irrite mais do que ver aquelas poucas construções bonitas que sobraram por ai TODAS pichadas. Eu sei que tem muito adolescente em crise por ai querendo chamar atenção, mas por que diabos eles tem que destruir o que é bonito?! Tem tão pouca coisa bonita de verdade no mundo, as cidades estão cada vez mais cinzas e homogêneas.

Os grafites nos muros não só diferenciam a cidade, deixando um canto diferente do outro, como justamente por esse motivo servem de ponto de referência. É muito mais fácil dar uma indicação assim: "Onde você vai? Ah você sabe, naquela rua! Aquela que tem aquela parede grande com o desenho de tal coisa." Ou seja, além de bonitos, ou pelo menos diferentes, eles são úteis.

Mas qual a utilidade e a graça dessas pichações horríveis? Essa galera que picha por ai no mínimo quer deixar "sua marca", sei lá, não tem auto-afirmação e precisa marcar as coisas como dela para se sentir alguma coisa. O que eles não percebem é que no fundo essas pichações ridículas são todas iguais e acabam por não signifcar nada.

Logo, se o intuito é marcar, que marque com algo bacana. Se você tem algo a dizer, se expresse de alguma forma positiva, faça um desenho e não uma pichação, dedique-se e não atrapalhe. Porque qualquer um pode fazer um rabisco num muro, e ninguém dá mais atenção pra eles de tão comuns que ficaram. Mas passar uma mensagem é algo muito mais complexo. Chamar a atenção de todos que passam por aquela rua, afetar a vida daquelas pessoas de alguma forma, fazer a diferença. Isso não é pra qualquer um.

Um artista de rua muito bom é o Banksy, um grafiteiro inglês que utiliza seu grafite pra fazer protestos, normalmente faz protesto contra as autoridades. Se todo mundo tomar seu trabalho como exemplo, teriamos um mundo, de fato, mais bonito. Aqui vai um de seus trabalhos


Agora cabe as pessoas decidirem se querem ser só mais um joão ninguém querendo se sentir alguma coisa rabiscando muros por ai, ou se vai desenhar algo interessante, fazer de fato arte.

0 comentários:

Postar um comentário