viva Chico Mendes e sua luta!

"Se descesse um enviado dos céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta até que valeria a pena. Mas a experiência nos ensina o contrário. Então eu quero viver. Ato público e enterro numeroso não salvarão a Amazônia. Quero Viver."

Chico Mendes

1944-1988


Em Dezembro de 2008, a maior floresta do mundo completou 20 anos sem seu maior defensor.

Venho publicar aqui, pois acho que sempre que possível deveria ser repetida a história desse pacifista com nobres ideais.

Poucos conhecem a história desse herói, sim herói não vejo outra palavra para descrevê-lo. E no Brasil, em vez de sempre estudarmos figuras distantes, tinham que intensificar seu tempo em histórias como a de Chico.

Irei escrever um breve resumo aqui sobre Chico Mendes para depois continuarmos: Chico Mendes era um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental. Sua intensa luta para a preservação da Amazônia o tornou conhecido internacionalmente e foi a causa de sua morte.

Apesar da luta de Chico Mendes, a nossa Amazônia ainda sofre em demasia devido a esse descaso da politica do "salve-se quem puder", e os trabalhadores da floresta ainda estão longe de ter seus direitos respeitados.

Mas não se pode dizer que a luta de Chico foi em vão, e por vários motivos, mas o maior motivo é sem dúvida o exemplo de luta.

O pouco que se tem hoje de direitos respeitados dos trabalhadores da floresta, de cooperatvia gerando lucros como nunca para as familias de seringueiros e de reservas com as de Xapuri mostra que valeu a pena lutar e que ele entrou para história não por fazer parte do poder, mas por ir em busca de mudanças no poder.

Só teremos mudança de poder nesse país se lutarmos por mudança, senão votaremos em vão, pagaremos nossos impostaos pra nada e tudo vai continuar do jeito que está.

Gostaria que todos que lessem isso, fossem em busca de documentos sobre a história desse trabalhador brasileiro que nos enche de orgulho.

VIVA CHICO MENDES E SUA LUTA!

2 comentários:

Unknown disse...

Primeiiiiroooo na paradaaaa...
vai tomar no cu...
xD
lovooo
by: Cah

Unknown disse...

chico mendes foi uns dos melhores....ele foi nosso defenssor sem ele nao seriamos nada nao teriamos casas ...que talvez hoje estario em pedaços por fazendeiros ,agora em 2009 fez 21 anos sem nosso maior defenços nosso querido {CHICO MENDES}

Postar um comentário