similarities

Queria falar nesse texto sobre nossas semelhanças, coisas que nos unem. Quero mostrar nossas semelhanças, ao invés de nossas diferenças, porquê é só disso que você ouve no nosso país, nossas diferenças. É o que a mídia e os políticos nos mostram, nossas diferenças, raça, religião, etnia, nacionalidade, salários, trabalho, sexo, tudo para que nós fiquemos lutando um contra o outro.

Mas, existem as coisas pequenas que fazemos em comum, momentos universais que dividimos separadamente, coisas que fazem da gente o mesmo. São tão pequenas que raramente falamos delas, mas ai vai...

Você já olhou para o seu relógio e não soube que horas eram? E, então, você olha denovo e ainda não sabe que horas são. E você então olha uma terceira vez e uma outra pessoa pergunta "Que horas são?", você diz, "Eu não sei!".

Você já se pegou parado em um dos cômodos da casa e você não consegue lembrar o porquê estava ali?

Você já ficou conversando consigo mesmo no seu quarto e quando sua mãe entra, você começa a cantar para ela não achar que você é louco?

Você já esteve durmindo e sonhando, quando, de repente, você sonha que caiu em um buraco e acorda espantado?

Isso mostra o quanto o preconceito, a xenofobia, homofobia e o racismo não tem sentido nenhum, porquê, de certa forma, somos todos iguais de algum modo. Tem uma passagem em Hamlet que simboliza muito essa igualdade social e gostaria de compartilha-lá com vocês, pacientes leitores.

"Hamlet: Pode-se pescar com um verme que haja comido de um rei, e comer o peixe que se alimentou desse verme.

Rei: Que queres dizer com isso?

Hamlet: Nada; apenas mostrar-vos como um rei pode fazer um passeio pelos intestinos de um mendigo."

(William Shakespeare, "Hamlet", Ato IV, cena III)

0 comentários:

Postar um comentário